O investimento indiano da Tata Motors está fazendo bem aos negócios da Jaguar. A marca inglesa antecipou nessa quarta-feira (7) os primeiros detalhes do conceito C-X16, uma prévia do novo esportivo que pode retomar o nome do clássico E-Type. O modelo será apresentado ao público durante o Salão de Frankfurt, entre 15 e 25 de setembro.
A parte mecânica mistura o motor 3.0 V6 Supercharged de 380 cv e outro elétrico com mais 95 cv, gerando uma potência combinada de 475 cv. A fabricante afirma ser o suficiente para levar o carro do 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos e atingir até 300 km/h.
A potência dos dois motores é enviada às rodas do eixo traseiro por meio da transmissão automática de 8 marchas com comando sequencial com borboletas na direção. Já a fonte elétrica do C-X16 pode ser usada de duas maneiras. como explica a marca. O motor alimentado por baterias de íon lítio pode assumir a propulsão total do carro em velocidades de até 80 km/h. A outra forma visa o alto desempenho. Com o carro no modo esportivo o propulsor elétrico virá uma espécie de KERS, como nos carros de Fórmula 1, despejando mais potência nas rodas ao toque de um botão no volante.
Não só pela força extra, a Jaguar também apostou no motor elétrico auxiliar para conseguir bons números de eficiência. De acordo com a fabricante, o C-X16 pode rodar em média 14,5 km por litro de gasolina consumido. O carro ainda tem ajuda do Stop/Start, que desliga o motor em paradas curtas, e freios regenerativos para recarga do conjunto elétrico, cujas baterias vão alojadas sobre o eixo traseiro, permitindo um equilíbrio simétrico de 50:50 ao cupê.
Fonte: IG Carros