vidro blindado

Como é feito vidro blindado

O vidro blindado é um vidro multilaminado que protege ambientes e veículos automotores contra disparos de armas de fogo. Cada fabricante desse tipo de vidro pode lançar mão de uma composição específica. Na maioria das vezes, o vidro blindado é fabricado por meio de um processo de calor e pressão, que utiliza – intercaladamente – duas ou mais lâminas de vidro, polivinil butiral (PVB) ou resina, poliuretano e lâminas de policarbonato.

vidro blindado

 

 

 

 

 

 

Todos os itens são unidos, tornando-se resistentes. São estas camadas plásticas entre as lâminas de vidro que amortecem o impacto e aumentam a resistência do material. As espessuras e quantidade de lâminas variam de acordo com o nível que se deseja proteger. Esses níveis (que vão de 1 a 4 com intermediários) são classificados conforme a norma NBR 15.000 – Blindagens para impactos balísticos – Classificação e critérios de avaliação.

O Exército Nacional é o responsável por certificar os fabricantes para produção e comercialização do vidro. Ou seja, somente as empresas que passarem pelos testes aplicados pelo Exército são autorizadas a produzir e comercializar o vidro blindado.

 Benefícios
Considerado um escudo transparente resistente à penetração de projéteis provenientes de armas de fogo. Ao atingir o vidro, a energia inicial do projétil é paulatinamente absorvida e dissipada pelas sucessivas camadas que compõem o vidro blindado.   Aplicações Especialmente indicado para automóveis, veículos de transporte de valores, guaritas, bancos e residências.

Fonte: Abravidros

Ferrari blindada
Ferrari blindada suporta disparos de Magnum .44
Post Anterior
Primeiro carro blindado de uso civil
Próximo Post