níveis de blindagem

NÍVEIS E TECNOLOGIA APLICADA EM BLINDAGENS ARTESANAIS

Blindagem é a tecnologia utilizada especialmente em veículos para a proteção pessoal contra armas de fogo. Criada para a guerra, a inovação em pouco tempo alcançou centros urbanos de países com altos índices de violência, como o Brasil, Paraguai ou a Colômbia. No Brasil, para blindar um carro é necessária uma autorização do Exército e não basta que a empresa blindadora tenha o CR (Certificado de Registro) Autorização expressa do Exército para o devido funcionamento, sem o qual a blindadora não pode atuar no segmento. Também tem que obter uma autorização específica para cada veículo a ser blindado. Esse requerimento deve ser feito através do sistema (SISCOVAB) inserindo os dados da blindagem e do proprietário. Esse procedimento visa evitar que carros blindados sejam utilizados por pessoas não idôneas e manter o controle dos veículos em circulação.

A IRON BLINDADOS está focada em Blindagem Artesanal, que é extremamente dedicada nos Detalhes de Qualidade de Acabamento interno, segurança e possui o foco na Qualidade de cada automóvel blindado, oferecendo ao cliente final o máximo em segurança e tecnologia em suas blindagens.

A Qualidade Artesanal em Blindagem vem ganhando cada vez mais adeptos à medida em que o público se esclarece e, soma-se a isso, o fato da complexidade dos veículos mais modernos que exigem um processo de blindagem mais refinado e dedicado, focado nos Detalhes, que vão diretamente de encontro à forma de trabalho da Iron Blindado.

Para a pessoa física blindar um carro, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência, CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), certidões negativas criminais da Justiça Federal, Estadual e Militar dos últimos cinco anos, e Atestado de Antecedentes Criminais, emitido pela Polícia Civil do Estado, justiça militar e federal. Se o carro for de empresa, também será preciso apresentar CNPJ e Certidão de Antecedentes dos distribuidores da Justiça Federal, Estadual e Militar de cada um dos sócios administradores ou gerentes, das Comarcas onde tenham sido domiciliados nos últimos cinco anos.

QUAL O PADRÃO DE BLINDAGENS UTILIZADO NO MERCADO BRASILEIRO

A blindagem nível IV é a mais segura disponível a civis, porém esse nível de blindagem é altamente burocrático, precisando tramitar no Exército e Ministério da Defesa, sendo necessário apresentar um requerimento que justifique tal proteção. A blindagem nível V está disponível apenas para as FORÇAS ARMADAS, chefes de estado, presidentes, com raras concessões oferecidas a empresários que plenamente justifiquem a real necessidade de tal proteção.

A blindagem de nível IIIA, que se tornou uma espécie de padrão no mercado nacional e tem o maior grau de proteção disponível para uso civil no País. É capaz de suportar disparos de armas como a Magnum 357, 9mm (pistolas e submetralhadoras), espingardas calibre 12 e Magnum .44 (confira no quadro).

níveis de blindagem

níveis de blindagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há tempos o aço vem sendo substituído por materiais mais leves na blindagem veicular. Os polímeros (material muito resistente composto por cadeias sequenciais de macromoléculas), como a aramida, têm, como vantagem principal o menor peso, sem comprometimento da proteção. Mas as novidades não param de chegar.

Além da aramida, os conjuntos de vidros mais modernos ( chamados Premium ) com vidros de 20 a 30 % mais leves que os blindados convencionais, reduzindo drasticamente o peso final, e o mais importante sem comprometer a proteção”.

Tabela de níveis de blindagem

Tabela de níveis de blindagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a blindagem Artesal, as mantas em aramida não possuem emendas (sobrepostas umas a outras), o que evita a formação de pontos vulneráveis e revestem em quase 90% da carroceria (conhecida como parte opaca). Pontos mais críticos, como colunas dianteiras, centrais e maçanetas recebem aço balístico ( 2.5mm ).

Há também a blindagem nível III, mas seu uso é restrito e, assim como as demais, requer autorização do Exército. Resistente até a disparos de metralhadoras M60, com munição calibre .30, a nível IV é de uso exclusivo das Forças Armadas e chefes de Estado no País.

COMO OS VIDROS BLINDADOS SÃO FABRICADOS E QUAIS SUAS RESISTÊNCIAS

O mercado de veículos Blindados no Brasil está cada dia mais em alta devido a (in)segurança pública. Mas como a tecnologia dos vidros protege as pessoas que estão no interior dos veículos? De acordo com a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), o Brasil é o maior mercado de blindagens automotivas do mundo, sendo que no final do ano passado o número de veículos blindados estava próximo dos 220 mil. Um dos itens cruciais para a segurança de um veículo blindado são os vidros. Afinal, é preciso que eles sejam capazes de resistir a impactos de projéteis de diversos calibres e, mesmo assim, precisam manter a transparência para que o carro possa ser conduzido no dia a dia.

O vidro blindado é, na verdade, um “sanduíche” que envolve, além de vidro comum em si, materiais como polivinil butiral (um tipo de borracha), policarbonato (um plástico muito resistente) e poliuretano (outra borracha). Cada fabricante de blindagem combina esses materiais de maneira diferente, mas o intuito é sempre o mesmo: aumentar a resistência do vidro. Conforme cada “receita”, o vidro é mais ou menos resistente. Para que o vidro blindado seja construído, os fabricantes empilham camadas dos materiais citados, embalam esse “sanduíche” a vácuo e levam-no para uma autoclave, que é uma espécie de panela de pressão industrial. Esse “cozimento” se dá com temperaturas e pressões extremamente controladas e faz com que os materiais se fundam. O resultado é o vidro blindado. O processo de fabricação é similar tanto para vidros utilizados em carros quanto para outras aplicações.

COMO OS VIDROS BLINDADOS SÃO CAPAZES DE PARAR PROJÉTEIS?

A construção de vidros blindados é feita levando em consideração a função de cada camada. A mais externa deve ser a mais dura, já que recebe maior quantidade de energia e fragmenta projéteis. Já a segunda camada é a responsável por absorver essa energia, por isso há o uso de borracha. Novamente, cada fabricante utiliza uma receita distinta para obter resultados satisfatórios.

Um vidro danificado mantém a mesma eficiência? Não. Caso um vidro blindado seja danificado por um projétil ou outro tipo de impacto e surjam rachaduras, o ideal é que ele seja substituído, já que o dano pode comprometer a capacidade do material de absorver novos impactos.

Um vidro blindado tem prazo de validade? Ainda que haja a estimativa de que vidros levem até um milhão de anos para se decomporem, no caso de vidros blindados é recomendado que seja feita uma revisão frequente para garantir que eles estejam com sua integridade preservada. Isso é ainda mais relevante no caso de vidros automotivos, uma vez que eles sofrem torções e vibrações e é comum que, com o passar dos anos, suas camadas se descolem e acabem comprometendo o nível de proteção.

ESSES VIDROS PODEM RESISTIR A QUALQUER TIPO DE IMPACTO?

Depende da especificação. No caso de uso civil, a categoria III-A é a mais resistente, podendo suportar até cinco disparos de projéteis .44 Magnum. Já no caso de blindagens de uso restrito do Exército, caso da categoria III, a resistência é de até cinco disparos de projéteis de fuzis como o AK-47, o FAL e o AR15.

 

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