No Brasil temos em circulação aproximadamente 200 mil veículos blindados, número que cresce aproximadamente 17 mil unidades por ano, tudo isso devido ao sentimento de insegurança que assola os grandes centros, geralmente é o principal responsável pela crescente procura de blindagem de carros, seja 0km ou seminovo.
Como é feito a blindagem de um carro?
O procedimento de blindagem consiste em reforçar toda a estrutura do veículo, trazendo proteção em todo o habitáculo do veículo após este procedimento o automóvel torna-se resistente à impacto de projéteis e outras ameaças externas.
A Blindagem basicamente consistente na instalação de painéis em Manta de Aramida e em suas colunas e longarinas internas com aço apropriado, estas são instaladas nas denominadas parte Opaca, tomando todo o cuidado necessário para que não possa haver espaços ociosos.
Para completar a blindagem, os vidros originais são substituídos por vidros específicos, que variam de marca e espessuras, compostos por lâminas intercaladas e também podem possuir prazo de garantia diferenciado, dependendo dos produtos os quais foram produzidos.
Atualmente o Exército Brasileiro, autoriza para uso Civil três níveis de segurança distintos, sendo que, quanto maior o nível maior a proteção, estes níveis seguem uma tabela especifica de segurança:
nível I — suporta os projéteis de revólveres calibre 22 e 38;
nível II-A — suporta os projéteis do nível I, de pistola 9 mm e revólver 357 Magnum;
nível III-A — suporta os projéteis do nível I, II-A, de revólver 44 Magnum e submetralhadora 9 mm.